Proteção contra luz azul - mito ou verdade?

A luz azul está ao nosso redor desde o nosso nascimento, mas há uma diferença na forma e na intensidade. Ela nos afeta de forma diferente se vier de uma fonte natural e, caso contrário, de monitores e telas de dispositivos eletrônicos. Por isso é importante explicar o que é a luz azul, quais as consequências da sua exposição excessiva e qual a prevenção dela.

O que é luz azul?

A luz azul faz parte de nossas vidas e graças a ela o nosso corpo reconhece o dia e a noite, produz e regula a hormônio do sono, apoia ou atenua o estado de alerta e a atenção. Alguns de nós estão expostos à luz azul excessiva, que pode ser prejudicial e perigosa para os olhos. Você sabe quais são as fontes de luz azul?

A luz azul brilha sobre nós não apenas de fontes naturais, mas especialmente de dispositivos eletrônicos como nossos smartphones, monitores de computador e tablet ou TV. Claro, a diferença é se você olha para o monitor por uma hora ou o dia inteiro no trabalho.

O que causa a luz azul?

Os dispositivos digitais emitem um tipo específico de luz azul e roxa. A exposição excessiva a essas cores de comprimento de onda curto pode ter um impacto negativo e causar diversos transtornos à saúde, que explicaremos a seguir. A exposição prolongada à luz azul pode causar danos aos olhos.

Aqui estão mais alguns exemplos:

  • Síndrome do olho seco (ardor, coceira e cortes nos olhos, problemas ao piscar, visão prejudicada, mas também lacrimejamento excessivo)
  • Problemas de sono (falta de sono ou sono insuficiente pode levar a outras complicações, como fadiga excessiva, irritabilidade, indigestão, batimento cardíaco irregular, depressão, problemas de concentração)
  • Feridas nos olhos (pressão nos olhos, cortes nos olhos, problemas ao piscar, ardor e vermelhidão dos olhos)
  • Dores de cabeça (dores de cabeça de curto prazo, mas também de longo prazo, dor pulsante ao redor das têmporas, tensão no pescoço, às vezes a dor de cabeça leva a náuseas e vômitos)
  • Visão turva (os olhos têm dificuldade em focar em objetos próximos, mas também distantes que parecem desfocados)

Como se proteger da luz azul?

Gostaríamos de apresentar algumas dicas preventivas para ajudá-lo a evitar os problemas mencionados acima. Ao trabalhar com dispositivos digitais, siga a regra de 20-20-20. Esta regra diz que você deve fazer uma pausa de pelo menos 20 segundos para olhar para a tela a cada 20 minutos e olhar para um objeto a 20 metros de você. Seus olhos vão relaxar, assim como seu cérebro, e será capaz de responder melhor.

Outras dicas sobre como se proteger da luz azul são:

  • Óculos de grau com proteção contra a luz azul (camada especial, que é adicionada às lentes dos seus óculos)
  • Monitores de computador especiais com tecnologia Low-blue light (uma tecnologia que reduz a penetração da luz azul e reduz o cansaço visual e a fadiga. Enquanto isso, existem algumas marcas como Samsung, BenQ ou Asus que oferecem a tecnologia Low-blue light)
  • Película especial (você anexa a película protetora aos seus dispositivos digitais para evitar a luz azul e proteger seus olhos)
  • Aplicativos que adaptam o brilho do monitor para eliminar a luz azul, como f.lux, redshift, íris. No entanto, esses aplicativos podem distorcer as cores, mas podem ser configurados para vários modos, dependendo das condições em que você trabalha).
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